quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ja' esta' chegando a hora de ir!

A JMJ 2008 acabou, e como ouvimos na homilia da missa na Catedral, os frutos foram de 1:100! E continuarao sendo!!!!

O clima ja' e' de despedida!

JP ja' partiu para a Africa e Mario, para o mundo! A Dani retorna ao Brasil amanha!

Eu e o Diego estamos em um Albergue, em Bondi Beach, e embora esteja chovendo, a vista e' para o mar, e linda! Hoje passeamos em Manly, aproveitamos para usar o meio de transporte que nao temos em Sampa, o barco! Fizemos compras no supermercado e ca' estamos, refletindo sobre toda nossa Jornada em Orange e em Sidney!

Obrigada, querido grupo! Dani, Luiza, JP, Mario, Diego (claro!), vivemos juntos momentos que jamais esqueceremos!

E para nao ficarmos triste, apenas esperando para dizer adeus: Ole'! Madri 2011!!!!

Free hugs!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Mensagem de Orange

Essa mensagem que a Del nos enviou de Orange, logo depois que uma reportagem sobre o noivado saiu em jornal de circulacao estadual.

"Hello DiegoGreat to hear from you and congratulations to Fabi and yourself on your engagement - what a fantastic photograph in today's paper. You look like movie stars! I'm so very happy for you both and wish you a long and happy life together. You are a beautiful young couple and deserve the best. Moira said to pass on her congratulations as well - she also bought the paper to see your photo. We watched all the celebrations on television - it was just wonderful and being able to see it all on TV made us all sorry not to be there. Pope Benedict is an amazing man and very popular.Enjoy these very special days - my love to all my new friends from Brazil. I hope you are all enjoying a few days in Sydney before you head home and I wish you a safe journey. I'll look forward to hearing from you when you settle back into you work and have a few spare minutes.Orange is not the same since you all left and we all miss you.My prayers are with you.
Del"

Partilha


Bem, vamos-nos.

Hoje é a última noite em que estaremos todos aqui em Sidney. Foi bom, foi maravilhoso.

O sentimento de companheirismo é insuperável acho que em qualquer lugar. Saber que você tem pessoas com quem pode contar ao seu lado é muito prazeroso, proporciona-nos uma paz que até então eu não tinha conhecido.

Foram cerca de 10 dias junto dos meu colegas paulistas. Nesse período passamos pela mais diversas situações e eu tive a oportunidade de viver momentos maravilhosos, alguns deles relatados nesse blog para quem o acompanhou.

Não sou um cristão espiritualmente fervoroso, como meus amigos cá perceberam. Gosto de sentir, de observar, de perceber tudo ao meu redor. Pude ver fé e amor em união indissolúvel e com isso revigorar minha crença em Deus e no Espírito Santo. Mas o mais importante foi concluir que a Igreja continua viva e nova.

Não somos nem temos a pretensão de ser politicamente corretos, mas acreditamos que a vida é um princípio fundamental e que defendê-la faz parte do nosso papel como cristãos. Ademais, o amor ao próximo e a fraternidade estão no cerne da nossa natureza e acima de qualquer discurso, de qualquer dogma e princípio, é a nossa atuação que faz a diferença. O exemplo que damos aos mais próximos - familiares e amigos - é que fortaleçe nosso papel como católicos. Não basta apenas ir na igreja, no dia-a-dia é que reforçamos nossa crença e atuação.

Sou profundamente grato a todos por esses momentos que vivi. Conquistei muito, contribui com o que me foi possível.

Mas aproveitei, ah, aproveitei!

Valeu por tudo Diego, Fabi, Luíza, Dani, Mario e todos os amigos australianos que conosco estiveram e que para sempre ficarão no meu coração. E um carinho especial a todas as pessoas que com apenas um sorriso demonstraram muito mais afeto e calor humano do que eu jamais poderia esperar!

João Paulo Vergueiro

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Descanso e Retorno

Estamos descansando. Comeca finalmente o retorno.
Dificil momento. Comecamos a retornar o pensamento para nossos respectivos lugares.
Tanta coisa viivda, tantos momentos forte. Agora estou tentando colocar a Daniela como autora do blog. Estamos juntos e daqui a pouco vamos voltar para a rotina.
E ai, somente ai, comecaremos a entender o que aconteceu na jornada.

Enc: Foto do noivado



--- Em dom, 20/7/08, Mario Sebok <mariosebok@uol.com.br> escreveu:
De: Mario Sebok <mariosebok@uol.com.br>
Assunto: Foto do noivado
Para: "Diego Klautau" <dklautau@yahoo.com.br>
Data: Domingo, 20 de Julho de 2008, 5:45

Ficou bom neh?
Mario Sebok MBA, PMP Sent from my Iphone Australia: +61-404-11-2308 Skype: Mario_Sebok_121


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

400.00 pessoas!


A missa final da Jornada Mundial da Juventude foi maravilhosa e reuniu cerca de 400.000 pessoas, delas sendo 225.000 peregrinos e as demais cidadãs de Sidney ou das cidades da região.

A foto acima mostra toda essa população, que se reuniu no velódromo municipal, também chamado Randwick Course.

WYD 2011

O WYD de 2011 será em Madrid.

Tá bom, eram favas contadas e a gente já sabia que ia pra Espanha.

Mas que havia aqui uma torcida gigantesca para que fosse no Brasil, isso havia!!! Nunca na minha vida tinha sentido tanto como é bacana ser brasileiro, todo mundo nos adora e muitos vieram nos falar como ficaram chateados pela próxima Jornada não ser em nosso país.

Bem, acho que depois de Madrid temos grande chance, não??


jP

domingo, 20 de julho de 2008

" Recebe essa alian'ca, sinal de Deus conosco"

Essa m'usica e' linda!!! Talvez numa proxima...

Conheci o Diego na Jornada de 2005, em Colonia, Alemanha. Quando nos conhecemos, estavamos focados na experiencia religiosa de Cristo com os jovens que, de todos os confins da terra, " vieram para a dora'-lo".
Foi no final dessa nossa experiencia, no aviao de volta ao Brasil, que nos aproximamos, conversamos e ... e', desculpem... ficamos... Quando desembarcamos, ele disse que nunca mais me veria pois tinha um impedimento pessoal... por'em, uma semana depois, la' estava ele, na paroquia onde eu frequento, participando da missa que eu animo!

Hoje foi um dia especial!
Depois de 2 anos e 10 meses de namoro, durante a missa final da Jornada Mundial da Juventude com o Papa, comungamos e na presen'ca de Jesus, trocamos as aliancas de noivado. Foi lindo! O Diego fez o pedido oficialmente, e eu disse sim oficialmente! rs...
Entendemos que a Jornada terminou, mas que uma nova etapa comeca em nossas vidas, que exige muita renu'ncia, mas acima de tudo o Amor!

Obrigada a vc que rezou por mim e pelo Diego. Obrigada pelo carinho, pela amizade e pela forca!
Rezem por n'os!
E logo, logo, tem festa!!!

sábado, 19 de julho de 2008

Mensagem de Sydney - WYD 2008

Priority Delivery
Abra o link para baixar o video da turma de SP 
Mario Sebok has requested authentication to ensure that only you can retrieve this file. To ensure that, you will need to login into your YouSendIt account or create an account to access the file.
Download File
.......................................................................................................................................................................................................................
Sent by: mariosebok@hotmail.com
File to pick up: Sydney2008.MOV
File will remain active for: 14 days
 
Link to file: https://rcpt.yousendit.com/590595211/720379c66cf33 ded65fd79efdff18404&rcpt=dklautau.jornada@blogger. com
 
About Authentication: You must log into your YouSendIt account or create an account to access the file.
 

Mensagem do Papa para os Jovens - WYD 2008

Caminhando para a vigilia nos de SP nao poderiamos deixar de dividir com vcs de SP nossa alegria e a mensagem do Papa aos Jovens do Mundo todo. Veja no video abaixo

video

Video Sydney WYD 2008

videoMessage from the Papa Ratzi :-)

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Da Fraternidade Humana

Hoje estive sozinho durante o período que acompanhei a Station of the Cross.

Aqui tudo é feito em grupos e para pegar as refeições é preciso pelo menos seis pessoas pois os produtos são distribuídos em sacolas e depois compartilhados por todos.

Isso é muito legal porque estimula que os peregrinos se juntem e se integrem também durante as refeições, algo muito valioso e importante.

Pois bem, em várias oportunidades não tive problemas em buscar meu jantar e hoje não foi exceção. Após recebê-lo sentei-me próximo a uma grade e fui saborear o prato composto de carne e batatas. Estava ótimo!

Eu estava sozinho nesse período e uma garota se aproximou de mim. Seu nome era Sara e ela mora no Texas, apesar de ser mexicana. Sua primeira pergunta foi por quê eu estava sozinho e onde estavam meus amigos, e por alguns minutos ficamos conversando até ela precisar ir embora.

Fiquei extremamente tocado pela iniciativa dela, de espontaneamente vir me fazer companhia durante o jantar para que eu não ficasse sozinho.

É tão bonito esse sentimento de fraternidade aqui na Jornada, de sermos todos amigos, irmãos na fé. As pessoas sorriem umas às outras mesmo sem nunca terem se conhecido, apenas por afeto e felicidade. Abraços acontecem aos milhares todos os dias, danças, cantos, etc.

Todo o espírito da Jornada é de grande irmandade, de uma grande e unida família que se ama e que ama Cristo.


João

Station of the Cross



A sexta-feira foi marcada pela representação da Via-sacra em 13 episódios.

Os episódios foram realizados em cinco diferentes lugares da cidade e pararam Sidney durante sua exibicação.

Muito marcante e bonito. Os peregrinos oravam durante a passagem de cada cena e quem viu de perto, como eu, se emocionou.

Após a apresentação os jovens se dividiram pela cidade para acompanhar os últimos eventos do festival da juventude. E são muitos!!

Eu participei de um festival de música católica, assim como ontem de noite. Depois fui andando pela cidade observar os peregrinos e vi coisas inesquecíveis e tocantes. A Jornada é simplesmente maravilhosa!

Por fim passei pela Vocations Expo, um salão de exposições com estandes de inúmeros grupos católicos, como a Comunidade Emanuel, os Focolares, o Pró-Vida norte-americano, os Franciscanos, etc. Muito bom, muito bom conhecer o trabalho descentralizado e gigantesco que a nossa Igreja faz pelo mundo.

Amanhã teremos a peregrinação e faremos o caminho longo, de 9 quilometros e expectativa de três horas de duração. Há um outro maior, de 27km, mas esse deixaremos para a próxima Jornada.

De noite tem a Vigília e domingo a missa papal de encerramento. Amanhã pretendemos postar um vídeo do nosso grupo com mensagens para o pessoal que ficou no Brasil, em São Paulo. Estamos aqui orando todos os dias por vocês e por todo o povo dessa terra maravilhosa e que nos deixa com tantas saudades!

Até lá,


jP - João Paulo

quinta-feira, 17 de julho de 2008

"Ajudem a Salvar o Mundo" pede o Papa

Hoje recebemos pela primeira vez o Papa que incentivou nos jovens a cuidar do planeta, nos preveniu contra o relativismo e o consumismo, para depois convidar-nos a evangelizar o mundo.

Ao terminar o discurso, nos jovens voltaram a aclamar Bento 16, que saiu do píer no "papamóvel" e se retirou para descansar até amanhã, quando participará da Via-sacra, entre outros atos.


Mais detalhes de hoje no site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u423268.shtml

Quinta-feira

Nesta quinta chegou o sucessor de Pedro!!

Bento XVI foi recebido por milhares e milhares de jovens que oraram e celebraram a presença do sumo pontífice na Jornada Mundial da Juventude.

Após sua chegada seguimos para momentos de adoração e festividades. Abaixo mais algumas fotos, sendo as duas primeiras da adoração da cruz e do ícone de Maria, e a última de um festival de música católica chamado Live Teens, que acompanhei hoje.

Pretendo em breve pegar algumas fotos com mais qualidade para postar imagens do Papa em Sidney.




João

A riqueza da diversidade!

Poderia falar de muitas coisas nesta postagem, como das emocoes que estamos vivendo nesses dias, das amizades que estamos fazendo, dos milagres que estamos recebendo... mas quero falar especialmente da riqueza que a nossa Igreja tem, riqueza essa devida a diversidade de povos e de culturas que a compoe.

Como muitos sabem, me interesso de modo particular pela musica, canto e arranho violao nas missas de domingo na Paroquia do Santissimo Sacramento, no bairro Paraiso em SP. Confesso que hoje fui profundamente tocada. Depois de tanto implicar com nosso ministerio por causa da escolha dos cantos, nesta jornada, Deus esta falando comigo de maneira singular.

Ja' na pre' - jornada, ficamos com os Indianos. Nao os conhecia, que povo maravilhoso! Cantam e dancam o tempo todo! Uma alegria contagiante! So' estao preocupados em alcancar Deus atraves do seu louvor!

Tambem tive a oportunidade de apreciar um coral das Filipinas! Vozes maravilhosas, e mais uma vez, que alegria! Que harmonia! ( Cidinha, voce iria adorar!)

Tambe'm ouvi algumas bandas catolicas australianas... como as nossas, mas em outra lingua.

Hoje, tive uma experiencia marcante: depois da catequese da manha, tivemos uma missa animada pelos nossos irmaos do Congo e Mocambique. Vozes e batuques! Palmas e gestos!
E ai' veio Deus me pegando pela mao: mu'sica de acao de gracas ( ou meditacao, ou p'os comunhao), ao som de batuques, palmas e gestos! E se nao bastassem os batuques, as palmas e os gestos , o padre pediu para que todos levantassemos e acompanhassemos a danca !

Queridos amigos, quao rica e' nossa Igreja! Quao quadrados somos no's!!!

Daqui pra frente, entendi que o que vale e' o louvor que alcanca Deus... Independente dos instrumentos que se usa, o que vale, e' a intensao do coracao!!!

Fabi!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Os dois primeiros dias

Prezados, aqui tá muito corrido, uma loucura!

Ontem tivemos a missa de abertura do World Youth Day com a presença estimada de 150.000 jovens de todo o mundo. Só quem estava lá para sentir o que realmente representa uma multidão de jovens com a mesma fé e com o espírito elevado. Foi fantástico, maravilhoso, inesquecível!

Hoje já foi um dia diferente, com catequese pela manhã e eventos pela tarde e noite. Novamente, a sensação de estar lá é praticamente indescritível, só vivendo.

Como já é de madrugada e urge descansar para que possamos amanhã ter energias para um novo dia, optei por apenas selecionar algumas fotos e com isso todos terem imagens de como está sendo a Jornada aqui em Sidney.




- A galera chegando pra missa de abertura oficial do WYD.


- O local onde foi realizada a missa, com os peregrinos se acomodando. Já dá para dar uma idéia do mar de nacionalidades presentes, são mais de 180 diferentes países de origem!!



- O pesoal sentado para ouvir a primeira leitura. Vale lembrar que havia mais de 150.000 pessoas e essa foto representa apenas uma minúscula parte desse contigente.



Já nesta quarta-feira, um dos locais onde tivemos eventos culturais e religiosos. Esse foi o Harbor Darling, uma baía na região central de Sidney que concentra um aquário, um cinema 3-D, o museu marítimo da cidade e muitas outras atrações.



Por fim, nesta quarta tive um re-encontro com nossas amigas de Tonga e tirei uma foto para marcar presença!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Deus escreve certo, sempre certo!

Deus é grande mesmo! Muitas vezes só nos damos conta disso no desenrolar dos acontecimentos na vida, mas ele está presente e firme ao nosso lado o tempo todo.


Hoje tivemos um dia maluco e complicado aqui na Austrália.

Começou com o nosso despertar forçado as seis horas da manhã, depois de uma noite mal-dormida na colégio vicentino de Bathrust. Ok, é a Jornada e somos todos peregrinos, então não foi nada de anormal, valeu muito pela noite.

Tomamos nosso desjejum em um frio insuportável e qual o prato matutino: pão com linguiças, bacon e ovo!! Tudo a ver com o Brasil, né?

Mas foi bom, tinha fogueira e fizemos uma roda de música com colegas de Zâmbia, Venezuela e Índia, muita paz, energia e amor.

Seguimos para a missa de despedida da pré-Jornada e depois partimos para Sidney.

Não sei por qual motivo específico, mas levaram todos os peregrinos de trem, ao invés de pegarmos ônibus. Levou uma década e, para piorar, nos perdemos na cidade grande.

Eu marquei bobeira em não ter comprado um guia de ruas de Sidney, achei q não fosse procurar, e ficamos o grupo todo como baratas tontas na estação de T-alguma coisa (altas horas da noite, já não me lembro direito) depois de muito carregar malas para cima e para baixo pelas escadas das estações inacessíveis de Sidney.

Quando já ia bater o desespero - estávamos atrasados e sequer sabíamos para onde e como ir - apareceram jovens católicas de Togo que, para nossa felicidade e salvação, iam para a mesma paróquia que nós!!

Super simpáticas e gentis, nos ajudaram a levar a mela e nos guiaram até o destino certo, quando finalmente nos encontramos com outros peregrinos e com a guia que nos havia sido indicada.

Até então não sabíamos se ficaríamos em colégio ou em casas de família e lá descobrimos que fomos divididos novamente e mais uma vez estamos com famílias católicas australianas.

Eu estou com o meu colega Mario, que já conquistou a casa toda e principalmente as crianças, e estamos sendo muito bem tratados e recebidos.

Será realmente uma semana maravilhosa!!

Paz a todos e ao mundo!!


João

sábado, 12 de julho de 2008

Dias nas Dioceses


Essa foto foi tirada ha poucos minutos. Father Wilson, indiano, Moira, australiana e Diego, brasileiro.
Conversamos sobre familia, vida e futuro.
Estou muito contente com a vida aqui. Ja esta acabando na verdade.
Os dias na dioceses terminam amanha. Depois, vamos para Sydney.
Agora que vai comecar na verdade!!!
Abracos.

Brasil e India


Essa festa entre indianos e brasileiros em Orange, Australia.
Festa boa, gente boa.
A india e fascinante mesmo. Catolicos indianos sao gente muito boa!

O jantar



Esse foi um jantar na casa da Rolfi, a homestay da Fabiana e da Luiza. Da esquerda para direita: Diego, Fabiana, Father Martin, Del, Father Carl, Father Wilson, Father Francis, Paul, Luiza e Maureen.

Bom jantar, vinha de Orange, sobremesa, boa conversa e interacao.

Grandes momentos.


This is Fidelma. I am wrtting in english to prove to her that I care about her.
So, as this blog is a way to my friends in Brazil follow my WYD, and she was, and is, and will be, a very good friend, I decided put her (the first from left to right), with Luiza, Daniela and Fabi.
Fidelma, thank you!!!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Orange

Estamos em Orange. E estou escrevendo sem poder usar acentos.

O teclado daqui da Australia nao deixa a gente usar acentos.

Ja estamos todos juntos: Eu, a Fabi, o Joao Paulo, a Daniela e a Luiza. Tudo muito bom. So falta o Mario, que vai chegar apenas para o periodo de Sydney.

O povo daqui e muito acolhedor. Tiveram muito trabalho para deixar as coisas todas prontas e nos receber muto bem. E impressionante a quantidade de entrevistas que a gente fez. Para o jornal local, para o jornal da cidade, para a radio, para a televisao. Todo mundo empolgado com os jovens peregrinos.

Estamos juntos com os indianos, de Kerala, mais de 50. Sao catolicos, predominantes em Kerala, no sudoeste da India. Gente muito boa, animados, alegres e felizes. Cantam bastante.

Fiquei na casa da Del, Fedelma, australiana de origem irlandesa. Familia bonita, historia bonita, casa bonita. Sao cinco filhos e 11 netos. Estou dividindo a casa dela com um padre indiano, father wilson. Lingua enrolada, lutador de carate.

Fomos em uma fazenda de ovelhas, de retirar la~ (escrevi desse jeito por causa do acento). Fazendeiros tipicos australianos, figuras! Fomo tambem em uma mina de ouro, muito bacana. Ouro australiano.

Tambem discutimos sobre o problema dos aborigenes autsralianos, sobre justica social. E agora estamos com um tempo livre.

A Del gostou tanto dos brasileiros que saiu com as meninas, Fabiana, Luiza e Daniela.

E impressionante o clima de familia que estamos vivendo. Isso porque estamos somente no aquecimento. Sydney promete.

Ate a proxima postagem!!!

Diego

terça-feira, 8 de julho de 2008

O dia que nao existiu e a noite de 24h

Finalmente chegamos em Sydney. Foram 32 horas viajando.

Dessas 32 horas, 24 horas foram embaixo das estrelas.

Como explicar isso? Bem, Greenwich pode tentar.

Existe uma linha imaginaria que divide o pacifico entre um dia e outro. 30 metros de um lado e dia 07 e 30 metros de outro ja e dia 08.

Assim, simplesmente nao vivemos o dia 07 de julho. Uma coisa muito seria, porque foi o aniversario da minha irma Luana.

Ainda bem que quando cheguei aqui em Sydney, as 9 da manha do dia 08, ainda eram 7 horas da noite do dia 07, e pude ligar para ela, desejando feliz aniversario. O engracado e' que mesmo eu nao tendo mais o dia07, ele tinha!


Agora vou embora. Depois a gente conversa mais.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Enquanto esperamos!

Enquanto nossos amigos não chegam em Sidney e aguardamos ansiosamente o início do WYD, seguem algumas fotos da cidade que fazem referência à Jornada:


Essa é a St. Marys Cathedral, para onde irá o Papa assim que aportar em Sidney. Ele chega de navio e será acompanhado pela população no papamóvel.


É o painel que está na entrada lateral da Catedral, a única que está aberta no momento. A entrada da frente está sendo recuperada para o WYD. As missas semanais estão sendo realizadas na cripta da Igreja.


Eis a estação central de trem, ônibus e metrô de Sidney. Um belo e antigo prédio e de onde seguirão os peregrinos para a vigília noturna e a missa campal do Papa, no domingo do WYD. Segundo li serão quatro quilometros andando, pelo meio da cidade, mas no mapa não me pareceu ser tanto tempo assim não.


A imagem acima é de um dos cartazes de divulgação da Jornada que estão espalhados por toda a cidade.


A outra versão do cartaz.

Que venha a Jornada Mundial da Juventude!! Paz ao mundo!

domingo, 6 de julho de 2008

Peregrinos em Sidney

Quando estava tomando meu cafe-da-manhã vi passar pela janela um grupo de peregrinos do WYD. Não consegui reconhecer de onde eram, mas pelo perfil do grupo intui que fossem da África.

Bem, não dava tempo de sair para encontrá-los e então torci para que estivessem na mesma missa que eu, mesmo tendo observado que estavam carregando malas.

E não é que deu certo? Cheguei e lá estava o grupo todo a acompanhar a celebração e a rezar em comunhão.

Depois da missa fui procurá-los para conversar e descobri que eram de Trinidad e Tobago, que grata surpresa! Era um grupo de 43 peregrinos, sendo dois da Dominica e os demais de Trinidad, todos falando em inglês.

O nome do grupo é “João Paulo II” e eles vão fazer a pré-Jornada em Melbourne. Trocamos contatos e batemos algumas fotos, que coloco também no blog para todos conhecerem.

Foi um momento muito feliz e rico. Fiquei contente de ter ido falar com eles e me fez ainda mais confiante de que serão dias de muita paz e crescimento espiritual.



Indo para Sydney.

Hoje vamos eu a Fabiana e a Luiza.
Teremos uma missa às 11:30 na paróquia do Santíssimo Sacramento, na rua Tutóia 1125.
Depois a gente vai direto para o aeroporto fazer chek-in. Pelas orientações do Zé Maria, da agência de viagens, vai ter overbook. Isso é um absurdo!
Mas agora não tem mais jeito.
Chegou a hora.

Na St. Peter

Hoje de manhã fui à missa na Igreja de St. Peter. A igreja fica no meio de Chinatown, então vocês podem imaginar qual era o maior público: orientais. Gostei bastante da missa e da forma como foi ministrada, com muita música e oração.

O padre era australiano, mas os demais membros da Igreja tinham todos olhos puxados, incluindo os ministros e o grupo musical, composto por três violões basicamente.

Notei apenas uma diferença básica no rito: os fiéis ajoelham antes da Comunhão enquanto o padre a ministra aos seus ajudantes. E a Comunhão é toda em silêncio, a música só começa depois que ela termina. Interessante.

Mais interessante ainda foi saber que a igreja será fechada agora em julho para passar por uma reforma e só será reaberta em dezembro deste ano. O dia exato do fechamento? 20 de julho, o mesmo dia em que o papa rezará a missa campal. E a St. Peters terá cinco missas nesse dia!

No encerramento da celebração os fiéis só saíram depois da música final. Na paróquia que frequento é só o padre dar a benção que vai todo mundo embora...

Burocracia é sempre burocracia

Finalmente, está tudo certo.
Depois de termos sido contectados diversas vezes pela administração da jornada, de termos que pagar taxas que não estavam nos planos incialmente, de termos sidos trocados em cima da hora de lugar, parece-me que agora a coisa vai.
O problema da burocracia é que sempre que a gente acha que acabou, surge um pouco mais de chateação. É sempre assim.
Às vezes, penso que existe uma mística da burocracia. De reconhecermos a dor da exsitência num monte de papel, números para preencher e taxas para pagar.
Também a ascese da burocracia. Terms que realizar o esforço de transcendência em direção à superação daquela chatice sem tamanho e a inconveninete necessidade de organização.
É, burocracia também é experiência religiosa.

sábado, 5 de julho de 2008

Em Sidney

Prezados, já estou em Sidney e gostaria de dar minhas primeiras impressões sobre como a cidade está se preparando.

Já no avião, voando Qantas, a revista da companhia tinha como capa o WYD. Em quatro páginas de reportagem eles comentavam os preparativos para o encontro, a reforma na catedral e a vinda do papa. Muito bonito e informativo!

No aeroporto a loja de câmbio dá desconto na comissão para os peregrinos. Também encontram-se alguns folhetos sobre como andar pela cidade durante o WYD, tanto para quem vai participar como para quem não vai.

Além disso os jornais falam bastante do WYD. Vi em vários deles menções ao encontro e aos preparativos que estão sendo feitos. Realmente vai mexer muito com a cidade!

Hoje já dei uma volta por Sidney e encontrei uma Igreja católica. Amanhã pretendo passar na missa.

Ah, no meu vôo veio um pessoal da Comunidade Emanuel do Espírito Santo. Estavam super animados. Como todos nós, por sinal. A Jornada será maravilhosa!!

Abraços e até breve,


jP Vergueiro

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Teste de e-mail.

 
 
          Boa noite,
 
            Seguindo as instruções do grupo, vamos tentar mais um recurso: postagem via e-mail.
 
            Se tudo der certo, essa mensagem será postada automaticamente no blog.
 
            Hoje organizamos as apólices de seguros, a troca de câmbio e roupas de frio.
 
            Ainda estou dando aulas.
 
            Mas tá chegando!

Sidney 2008, uma conquista!

A vitória se concretiza! A vitória de um Deus amor, de misericórdia infinita!
Não foi fácil chegar aqui: enfrentamos golias, derrotamos exércitos.
Construímos dia-a-dia, passo-a-passo.
Erramos. Aprendemos com os erros (e com os acertos também). Mas chegamos!
E vamos voar alto, para Sidney! E encontrar o mundo! E encontrar o Papa!

Participar de uma Jornada Munidal da Juventude vale muito a pena, vale cada esforço e cada lágrima que será transformada em testemunho de fé.O encontro com jovens católicos do mundo todo revitaliza nossas forças para continuar na caminhada! É perceptível a presença do Cristo Ressuscitado em cada cumprimento, em cada diálogo, em cada mensagem, em cada evento! Os encontros com nosso o Papa, sempre carregados de muita emoção, nos conduzem a uma fé madura, pessoal e ao mesmo tempo coletiva.

Minha primeira Jornada, em 2005, foi inescquecível, e as expectativas para Sidney são as melhores possíveis. Aindo tenho que enfrentar alguns desafios como a língua e o medo de voar, mas nada se compara à alegria incomensurável de se fazer um com o mundo, por amor à Igreja de Cristo.

Obrigada, Senhor! E lá vamos nós!
Benedito! Benedito! Viva el Papa!!!!

Apresentando-me

Olá a todos, muito bom dia!!

Vou apresentar-me antes de tudo: sou o jP, ou melhor, o João Paulo. Tenho 27 anos, sou formado em administração pública e direito e trabalho atualmente em uma ONG chamada Oficina Municipal. Quando universitário fui presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Administração (FENEAD) e participo atualmente na Igreja Nossa Senhora da Saúde, na Vila Mariana, em São Paulo.

Parto para Sidney amanhã (03/07) e fico lá até quase o final do mês. Tentarei transmitir minhas impressões sobre como está a preparação para a Jornada. Ficarei cinco dias em Sidney antes da pré-Jornada que faremos em Orange, então terei algum tempo para conhecer melhor a cidade e saber da expectativa para esse maravilhoso evento que teremos.

Saudações a todos, fiquem com Deus!


jP Vergueiro


Daniela, Fabiana e Luiza.

Estrelas na bandeira da Austrália.



João Paulo, Mário, Luiza, Daniela, Diego e Fabiana.

Esse é o grupo. Numa pizzaria de Sampa, esquentando os motores.



Casal Diego e Fabiana. Uma história íntima com a Jornada Mundial da Juventude.

Apresentação Teste

Há muito tempo não escrevo coisas informais. Atualmente só textos acadêmicos e artigos. Nem sei se sei fazer isso.
Mas a gente tenta.
Blog sobre a jornada mundial da juventude. Da Igreja católica.
Vamos ver o que vai acontecer.